Construir marcas e negócios através de plataformas diversificadas e idéias transformadoras tem sido o trabalho de Ricardo desde 1993. Ele já trabalhou com clientes globais como Adidas, Coca-Cola, MSN, Visa, American Express, Nestlé, J & J, Shell, Unilever, Fiat Chrysler, Nokia, Sky, HSBC e muitos outros.
A Figueira ganhou mais de 100 prêmios internacionais, incluindo vários Cannes Lions, lápis One Show, Clio, LIAA, etc.
Ricardo é fundador e CCO da FIGTREE & CO., Uma empresa inovadora focada em projetar novas oportunidades que ofereçam impacto funcional, emocional e cultural para empresas e marcas. (www.figtree.company)
Em março de 2017, Ricardo ingressou na África / DDB no Brasil como Diretor Executivo de Criação e Transformação de Negócios, antes disso trabalhou em Londres por quase 8 anos liderando equipes internacionais diversificadas, desenvolvendo comunicações inovadoras e integradas em todo o mundo.
Na Saatchi e na Saatchi London Ricardo fez a integração entre as equipes criativas digitais e tradicionais, entregando vários projetos e campanhas inovadores de sucesso, incluindo o Fleetlights for Direct Line Insurance da Cannes Lion, considerado a Marca do ano em 2017 pela Campaign Magazine. (https://vimeo.com/214576076)
Ricardo também trabalhou na JWT London por 4 anos, inicialmente como Diretor Executivo de Criação Digital, tornando-se Parceiro Criativo Integrado posteriormente.
Em 2010, Ricardo mudou-se de São Paulo para Londres para se juntar à Glue Isobar. Antes disso, ele foi o Creative EVP da Isobar Latin America, parceiro e líder criativo da AgenciaClick por mais de 10 anos.
A Figueira está frequentemente envolvida em projetos pessoais artísticos e inovadores. Ele foi membro do júri do Festival de Cannes, One Show, Clio, NY Festival, ADC Club NY e D & AD duas vezes, representando o Brasil e o Reino Unido, mas sendo pai de João Pedro e Estela é o seu cargo mais orgulhoso.
Ricardo nasceu em Brasília, a capital brasileira projetada por Oscar Niemeyer, onde estudou Design e co-fundou seu primeiro hot shop criativo em 1997.